Livros Lidos

Acompanhe neste espaço as leituras mensais realizadas pelo
Clube do Livro Sementes do Amanhã.
 
00 Dezembro.png
LEITURA DE DEZEMBRO
1 janeiro.png
LEITURA DE JANEIRO
Ciências
Geografia
Educação Física
51Qd+WSmRFL._SX321_BO1,204,203,200_.jpg

Dezembro/2019

REVOLUÇÃO DOS BICHOS

É possível uma fábula publicada no final da Segunda Guerra Mundial, escancarar a falta de liberdade de expressão e as atrocidades de um regime totalitário? Se sua resposta foi sim, acertou. Publicada em 1945, A Revolução dos Bichos de George Orwell satirizou de maneira contundente o regime implantado na URSS, por Joseph Stalin.

3.jpg

Março/2020

A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA

Um livro que nos faz viajar para uma ilha britânica, conhecer uma sociedade literária e ainda ver fatos e histórias que nos revelam um pouco do que foi a Segunda Guerra Mundial. Esse seria um pequeno resumo do que é a obra "A Sociedade Literária e a Torta de
Casca de Batata". 
Escrito por Mary Ann Shaffer e Annie Barrows, ele conta a história de Juliet Ashton, uma escritora que acaba descobrindo a Sociedade Literária de Guernsey. Além de tudo, o romance é feito de forma epistolar, com a junção de várias cartas, nos fazendo esquecer que de trata apenas de uma ficção.

6.jpg

Junho/2020

O FUTURO DA HUMANIDADE

Escrito pelo psiquiatra Augusto Cury, O Futuro da Humanidade nos traz uma série de questionamentos sobre a vida humana. A obra demonstra a carreira de Marco Polo, um estudante de medicina que acaba percebendo a realidade totalmente diferente do que se imaginava, após conhecer um grande amigo das ruas, Falcão, que tinha um conhecimento profundo da mente humana.

9.jpg

Setembro/2020

DOM CASMURRO

Que Machado de Assis nunca decepciona, isso é fato. Todavia, criar uma história que retrata o ciúme e a tragédia conjugal, citando imperadores como César, num contexto de política e religião do Segundo Reinado, foi uma experiência excepcional e surpreendente.

                                                                

1.webp

Janeiro/2021

HOLOCAUSTO NUNCA MAIS - O COLECIONADOR DE LÁGRIMAS 

Até onde a maldade humana é capaz de ir? 
Em Holocausto nunca mais, Júlio Verne, grande professor e historiador, presencia a dor dos judeus e terríveis momentos nos bastidores da Segunda Guerra Mundial. 
Augusto Cury passou anos o escrevendo, com o intuito de tocar a alma do leitor e mudar a sua visão de vida.

01hppedra.png

Abril /2021
HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicada pela primeira vez em 1997, Por Joanne Kathleen Rowling. O livro introduz a história de Harry Potter, um garoto que com 11 anos se descobre bruxo, indo estudar em Hogwarts, uma escola de magia e bruxaria na Europa. O garoto não sabia o que esperar, percebe que não conhece sua história, que seus tios Dursley mentiram sobre seus pais, suas origens, quase tudo relacionado a sua vida. A única marca da sua infância é uma cicatriz em forma de raio.
O livro passa durante o seu primeiro ano. Onde faz boas amizades, e algumas nem tanto. 
Harry Potter e seus amigos passam por maus bocados, e devem encarar um novo vilão, Voldemort, de arrepiar qualquer bruxo na época. Eles conseguem? Apenas lendo você descobre!

112237862_1GG.jpg

Julho/2021
O MUNDO DE SOFIA

O Mundo de Sofia foi publicado em 1991 pelo escritor norueguês, Jostein Gaarden. A obra retrata a história de Sofia Amundsen, uma jovem de 14 anos que começa a receber cartas anônimas na véspera do seu aniversário. As cartas possuem questionamentos filosóficos, que leva Sofia a refletir sobre a sua origem no mundo. A obra tem uma mistura entre os gêneros de romance e filosofia e pode até ser compreendido como um guia de filosofia.

1.jpg

Janeiro/2020

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Escrito na segunda metade do Século XIX, em folhetins. Memórias Póstumas de Brás Cubas é indiscutivelmente uma das mais pertinentes obras do Eterno Machado de Assis. Vista como um divisor de águas da literatura brasileira, inaugura a fase do realismo em nosso país. A história é contada pelas lentes de um defunto “Brás Cubas”, levando o leitor a mergulhar nas artérias da sociedade da época, com suas falácias e hipocrisias.

4.webp

Abril/2020

O ALIENISTA

Será que existe cura para a loucura? Em “O alienista”, de Machado de Assis, o protagonista psiquiatra Simão Bacamarte dedica sua vida à esse questionamento. Após anos de estudo, decide criar a “Casa Verde”, um hospício onde, supostamente, colocaria todos os alienados da cidade. Mas, percebeu que algo não estava certo e no final um “plot-twist” acontece, com o próprio internado em sua criação.

7.jpg

Julho/2020

O CÃO DOS BASKERVILLE

A coleção “Sherlock Holmes” de Arthur Conan Doyle, faz muito sucesso no mundo inteiro. O cão dos Baskerville tem como trama uma lenda popular. Sendo considerado o melhor romance policial e um dos maiores clássicos da literatura, o famoso Detetive desvenda o mistério que assusta a família Baskerville há gerações.

10.jpg

Outubro/2020

A HORA DA ESTRELA

Clarice Lispector, com suas produções intimistas e corriqueiras, deixou para nós uma obra que nunca deixa de ser atemporal. “A hora da estrela” mostra as dificuldades enfrentadas por Macabéa, uma jovem nordestina, órfã e que teve uma grande decepção amorosa. Querendo saber o que lhe aguardava, procurou uma cartomante que a encheu de expectativas. Ao sair de lá, ela morre atropelada, onde se vê pela primeira vez como uma “estrela”, já que deixou de ser, naquele momento, uma pessoa irrelevante e virou o centro das atenções.

codigo da vinci.webp

Fevereiro/2021

O CÓDIGO DA VINCI

Em um dos salões do Louvre, Jacques Saunière o curador do referido museu, é brutalmente assassinado. Sua morte revela uma sequência de segredos resguardados por uma antiga sociedade secreta, Priorado de Sião. Para desvendar o mistério mantido a setes chaves, Robert Langdon (professor de simbologia de Harvard) e Sophie Neveu (neta de Saunière), embarcam em uma emocionante corrida contra o tempo, em um cenário de tirar o fôlego. A cada página virada, o suspense toma conta do ar e você não vai querer perder nenhum detalhe.

poliana.png

Maio/2021
POLIANA

Você conhece o Jogo do Contente? Em “Pollyanna”, a criação de Eleanor H. Porter, é relatado por meio das experiências vividas pela protagonista o lado positivo de todas as situações, independente das circustâncias difíceis que a vida impõe. A jovem órfã, após se mudar para a casa da sua tia solitária, consegue incentivar as pessoas ao seu redor a jogarem o jogo inventado pelo seu pai. A obra é repleta de reflexões e apesar de ser caracterizado como “infanto-juvenil” todos os adultos deveriam ler. Posteriormente, o livro virou novela e foi exibido na televisão com algumas alterações.                                                                                                                     

 

 

                                                                                         

1894846143_1.jpg

Agosto/2021
ANNE DE GREEN GABLES

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre a série “Anne with an E”. Pois bem, ela foi inspirada no livro “Anne de Green Gables” de Lucy Maud Montgomery. A obra conta a história da jovem Anne Shirley, uma menina órfã que é adotada por engano pelos irmãos Cuthbert. Uma das principais características da protagonista é a sua imaginação fértil, que a ajuda a passar pelos momentos difíceis com leveza. O enredo traz muita reflexão e lições de vida a partir das experiências vividas por Anne, que a fazem se tornar uma personagem forte, determinada e encantadora.

2.jpg

Fevereiro/2020

TODOS CONTRA TODOS

A partir de uma obra polêmica e instigante, Leandro Karnal descontrói a imagem pacifista do Brasil, mostrando que a história e a realidade nos escondem o ódio através de uma ilusão nacional e uma negação dos próprios sentimentos. Até quando odiaremos nossos divergentes? Até quando odiaremos quem está em uma posição melhor que nós? Para descobrir as respostas dessas perguntas, só lendo Todos contra todos: o ódio nosso de cada dia.

5.jpg

Maio/2020

UM ESTUDO EM VERMELHO

Um romance policial investigado pelo famoso Sherlock Holmes, vai te surpreender. A primeira obra da coleção, escrita por Arthur Conan Doyle, apresenta o detetive e o início da sua amizade com o Dr. Watson. Na primeira parte, um corpo é encontrado, e na parede, escrita com sangue, a palavra: Rache. Na segunda, encontra-se em um contexto histórico da vida dos mórmons na zona rural dos EUA. Sherlock impressiona a todos com a sua habilidade de dedução e a finalização do caso, para saber como, leia a obra.

8.jpg

Agosto/2020

ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE 

Um dos romances mais famosos da Rainha do Crime, te aguarda. Uma trama intrigante a respeito de um assassinato no trem, sendo o detetive Hercule Poirot quem investiga um dos seus casos mais que misteriosos. Contudo, os possíveis suspeitos estão ao seu redor. Agatha Christie se inspira em um ocorrido da sua vida, e com isso, escreve essa obra impecável que é O Assassinato no Expresso do Oriente. Nela, você pode ser o detetive e descobrir quem foi o assassino (ou os assassinos) e a causa do acontecido. Uma obra mais que surpreendente e desafiante, você não vai se arrepender!

11.jpg

Novembro/2020

O PEQUENO PRÍNCIPE

O Pequeno Príncipe, livro de Saint-Exupéry, é com certeza um dos maiores clássicos do mundo. Mas será que, mesmo crescendo, ainda dá tempo de mergulhar nessa história? A resposta é mais que óbvia: CLARO QUE SIM! Aliás, todo homem traz dentro de si o menino que um dia foi.
O que está esperando? Junte-se ao principezinho em uma viagem pelo espaço capaz de resgatar a criança que se esconde em seu interior.

WhatsApp Image 2021-10-13 at 19.08.30 (1).jpeg

Março/2021
OS BRUZUNDANGAS 

Bruzundangas, livro da autoria de Lima Barreto, transpõe as adversidades e complicações visando a política, educação, classes e a economia. A desigualdade é um dos maiores pressupostos do livro, tencionando a equidade e justiça social, argumentos como o egocentrismo, egoísmo e superioridade – visando classes e gêneros - são citados freneticamente na obra. Além de trazer uma grande representatividade às minorias e diversos grupos sociais em busca de melhorias e cidadania para o povo, que não apenas devem cumprir seus deveres, mas também alcançar seus direitos.

lv453101_1.jpg

Junho/2021
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS 

O que acha de mergulharmos juntos na toca do coelho e nos aventurarmos no país das maravilhas? Em "Alice, no país das maravilhas", criado por Lewis carroll, você vai poder conhecer cada peculiaridade, curiosidade e as belezas incompreendidas do país das maravilhas, junto a garotinha aventureira, esperta e enigmática que é Alice. A pobre garotinha, após cair em uma toca de coelho, acaba por encontrar um novo mundo no subterrâneo, nomeado de "País das maravilhas" e lá, ela conhece a rainha de copas, chapeleiro maluco, o gato risonho entre outros personagens encantadores que você só encontra nessa incrível obra.

WhatsApp Image 2021-10-24 at 21.42.04.jpeg

Setembro/2021
E NÃO SOBROU NENHUM

Uma ilha isolada da humanidade, uma mansão imponente e 10 pessoas que nunca haviam se visto antes, mas que possuíam algo em comum: crimes em um passado não muito distante. Essa é a ambientação de uma das mais famosas obras da Rainha do Crime Agatha Christie, E Não Sobrou Nenhum. Originalmente publicada em 1939, a obra passou por algumas adaptações ao longo do tempo, especialmente no título, anteriormente chamada de “O Caso dos Dez Negrinhos”. Uma das histórias de suspense mais famosa do mundo.

Logo Sementes - sem nome.png

Sementes do Amanhã