Em setembro de 2019, jovens, sedentos por descobertas e no afã de preencherem lacunas na formação educacional, resolveram fomentar a criação de um clube de leitura em que os princípios éticos e morais fossem semeados em terras férteis e propícias para o desenvolvimento estudantil. Nesse cenário, nascia de maneira tímida o grupo “Sementes do Amanhã”, cuja a proposta inicial era leituras semanais com debates virtuais. Entretanto, estando imersos no mundo da leitura, as sementes foram brotando e suas raízes ganhando profundidade, de modo que começaram a contemplar os raios solares a alimentar cada vez mais suas almas.

Uma vez que o sonho fora despertado, os jovens precisariam de alimento cada vez mais substancial, afinal o conhecimento provém de uma sede insaciável. Assim, passaram a ler obras mais robustas dos mais variados temas e autores. É importante salientar que o grupo não se resume apenas à leitura, mas buscar entender que para além da leitura está a reflexão crítica e a contextualização da coisa lida.

Ao buscar ressignificações para os diversos significados da vida e das situações que vivenciam, os alunos foram chamados a construir uma educação que extrapola a sala de aula, que não necessita de cadeiras ou quadro branco, mas que, na mais pura essência da palavra, se tornam JOVENS PROTAGOSNISTAS da construção dos saberes.

Dessa forma, alunos dos 8º e 9º anos do CNSP consolidaram suas propostas iniciais e alçaram voos mais longínquos. O grupo tem se fortalecido e percebido, da melhor maneira possível, a importância da leitura no crescimento educacional e pessoal.

Nossa Coordenadora

fabiola site.jpg

A função da educação é semear em infinitos terrenos e possibilidades  o gosto pela leitura, é fazer com que as sementes plantadas possam germinar e dar frutos em seu tempo .É, além de tudo, despertar o leitor que há dentro de cada aluno, é fazer com que este encontre a expansão de si mesmo, é criar abertura para infinitas possibilidades, é o caminho para o despertar do potencial pleno, é o conhecimento despertado para que o aluno se sinta livre para trilhar seu próprio caminho com autonomia. É isso que o clube Sementes do Amanhã faz: provoca o desabrochar através da leitura, desperta sementes sedentas por crescimento, apresenta caminhos para o florescer. Por estas e outras razões, sinto-me lisonjeada, feliz e encantada por poder acompanhar e ver o brilho da leitura refletido nos olhos dos nossos alunos e por poder ver a olho nu sementes dando frutos. Sementes do amanhã é certeza que teremos colheitas significativas ao longo do caminho.

Prof. Fabíola Lima